Sopro cardíaco


quarta-feira agosto 17, 2011

Sopro cardíaco é o som produzido pela passagem do fluxo de sangue através das estruturas do coração, principalmente, as válvulas cardíacas anormais. É um achado do exame físico cardiológico. O sopro cardíaco poderá ser funcional  (chamado de sopro inocente)  ou patológico (decorrente de uma doença no coração).


Cerca de até 40% das crianças saudáveis apresentam sopros inocentes, sem haver nenhum outro indício de doença cardíaca, com um desenvolvimento físico totalmente normal ao longo do tempo.


Causas


Não existe uma explicação precisa para o aparecimento dos sopros funcionais ou fisiológicos (inocentes). No período neonatal, por exemplo, o sistema cardiovascular passa por modificações e o recém-nascido pode ter sopros que desaparecem dentro de alguns dias. Os  sopros patológicos, ou seja, indicatvos de uma doença, podem ser classificados em congênitos ou adquiridos.


-Sopros patológicos congênitos:


Estão associados as cardiopatias congênitas como a comunicação interatrial ou interventricular (CIA e CIV), persistência do canal arterial (PCA), estenose aórtica ou pulmonar congênitas, tetralogia de Fallot, entre outras.


-Sopros patológicos adquiridos:


Estão associados com sequelas nas válvulas cardíacas causadas pela moléstia reumática (febre reumática), como a estenose mitral e insuficiência aórtica reumáticas, prolapso da válvula mitral com insuficiência mitral, endocardite infecciosa (infecção das válvulas cardíacas e do revestimento interno do coração por bactérias ou fungos), infarto do miocárdio (complicado por uma insuficiência mitral ou comunicação interventricular), cardiomiopatias (formas dilatada e hipertrófica)  ou por degenarção e calcificação das válvulas (estenose aórtica e insuficiência mitral calcificadas).


Investigação dos sopros cardíacos


A base da investigação de um sopro cardíaco é o exame clínico (anamnese e o exame físico), associado ao ecocardiograma (transtorácico e transesofágico). Na ausculta cardíaca, alguns achados são indicativos que o sopro possa ser inocente:  leve intensidade, aparecimento na sístole cardíaca (fase de contração do coração),  uma irradiação ampla (o sopro é percebido em vários locais de ausculta do tórax) e ausência alterações das bulhas cardíacas (sons produzidos pelo abrir e fechar das válvulas cardíacas). Outro exame útil para diagnosticar alterações estruturais do coração  que possam produzir sopros é a ressonância magnética cardíaca.