Queimaduras e seu Tratamento


segunda-feira novembro 22, 2010

Queimadura é um tipo específico de lesão dos tecidos moles, elas ocorrem quando o corpo fica exposto à energia (calor, química ou elétrica).


Uma queimadura grave pode ser fatal e exige atenção médica imediata. A gravidade da queimadura depende da temperatura do meio que causou e a duração da exposição, elas são principalmente na pele, mas às vezes afeta outros órgãos, como pulmões, coração, rins, etc


A gravidade da queimadura é determinada por cinco fatores


Burn profundidade 1, 2 e 3 grau.
Extensão da queimadura Percentagem de área do corpo afetada.
Regiões e condição crítica: Mãos, pés, face e genitais.
Idade do paciente.
Saúde geral do indivíduo.


Causas. O que é produzido e como ocorre?


Agentes físicos


Sólidos, pratos, fogões.
Ebulição de líquidos: água, óleo, café, etc.
Frio exposição a temperaturas extremamente baixas, o gelo local desprotegido intermediário sprays de refrigeração usurpada.
Incêndio Chamas direitas ou de resíduos sólidos.
Agentes Químicos
Gasolina e de produtos petrolíferos.
Ácidos, clorídrico sulfúrico
Alcalóide soda cáustica, cal ou carbureto.


Agentes Elétricos


Choques elétricos com tensões diferentes, cabos, aparelhos elétricos, iluminação.


Agentes radioativos: raios solares, raios X, radiação infravermelha.


As queimaduras podem ser de primeiro grau, segundo ou terceiro de acordo com as camadas da pele e a profundidade dos tecidos danificados.


É considerada queimadura de primeiro grau quando é danifica apenas a camada externa da pele, a queimadura é geralmente causada pela exposição excessiva ao sol, os sintomas incluem vermelhidão da pele ou eritema, pele seca, dor em queimação intensa, inchaço e ternura discreta área afetada.


Queimaduras de segundo grau são aquelas em que as camadas superficiais e intermediárias da pele são lesadss, o sintoma característico é o aparecimento de bolhas. Não é uma dor intensa e inchaço da área inflamada.


Em queimaduras de terceiro grau são afetadas todas as camadas da pele e tecidos subjacentes, como músculos, nervos, tendões e vasos sanguíneos podendo atingir o osso.


Este tipo de queimadura é causada pelo contato prolongado com o calor, eletricidade ou elementos cáusticos, a aparência da pele fica feia nestes casos, completamente seca e não há dor porque as terminações nervosas foram destruídas, ela sempre requer atenção médica precoce.


Para além desta classificação, são consideradas queimaduras graves todos aquelas que


Tornam a respiração mais difícil.
Aquelas localizadas na cabeça, pescoço, mãos, pés ou genitais.
Aquelas que afetam as crianças menores de 2 anos ou mais.
Todas as lesões de terceiro grau.
Aquelas que afetam mais de 15% de superfície corporal.
Aquelas que estão associados com traumas graves.


Qualquer queimadura grave, afeta a saúde do paciente e pode ser mortal, requer atenção médica o mais rapidamente possível.


Tratamento


Primeiro você tem de tranquilizar a vítima e sua família, avaliar o tipo e a gravidade da queimadura.


Você tem que esfriar a área queimada por alguns minutos, isso pode ser feito utilizando uma solução salina fisiológica ou água fria sobre a lesão, não use gelo para resfriar a área queimada ou aplicar cremes ou pomadas, pois eles podem interferir na medida subseqüente do tratamento médico. Cobrir a área queimada com uma atadura, uma solução salina úmida ou água fria limpa e segura com uma bandagem para evitar a contaminação da lesão.


Se elas ocorrem nas mãos ou pés, colocar gaze entre os dedos antes de colocar a banda. Se o paciente está consciente e reclama de dor deve ser administrado um analgésico e muitos líquidos (sais de reidratação oral, se possível, para repor as perdas de água e eletrólitos).


Em qualquer caso, a transferência do paciente para um hospital é inevitável. Quando as queimaduras são graves, a vítima está inconsciente, sem respirar e sem pulso deve ser iniciada a RCP imediatamente e procure ajuda médica urgente.


No centro médico será realizado o tratamento geral com analgésicos e sedação, se necessário, a ingestão de uma intravenosa de fluidos e eletrólitos nos locais de tratamento de queimadura que consiste em lavar, raspar áreas, cabelos, etc.


Durante as primeiras 72 horas é necessário monitorar os sinais vitais (pulso, pressão arterial, temperatura, função respiratória), balanço hídrico (receitas de líquidos e diurese) e realizar alguns testes adicionais, tais como hematócrito (glóbulos vermelhos), proteínas séricas (proteína ), eletrólitos (íons), radiografia de tórax e eletrocardiograma.


Prognóstico e complicações


O prognóstico da queimadura depende da localização e do grau da mesma, a extensão da superfície corporal afetada e da existência de fatores agravantes, como idade, gravidade das lesões e doenças associadas como diabetes, insuficiência renal, AIDS ou outras doenças imunossupressoras (que reduzem a imunidade). A complicação mais comum de queimaduras são infecções localizadas ou generalizadas