Principais mitos e verdades sobre a menopausa


sexta-feira maio 20, 2011

As ondas de calor, suor noturno, alterações de humor, cansaço e outros sintomas podem fazer da menopausa uma das fases mais difíceis no campo emocional e físico para uma mulher.

Muitos mitos e verdades são ditos sobre o assunto. Muitas vezes é a falta de informação que alimenta crendices em torno da menopausa. Para esclarecer o que é mito ou verdade, o geriatra e médico ortomolecular Rogério de Oliveira tira as principais dúvidas:

Após os 40 anos a mulher não engravida mais?

Mito. Na verdade ocorre uma redução de fertilidade dos 35 anos em diante, mas a fertilidade ainda existe até a menopausa e justamente nesse período onde os riscos da gestação são maiores deve sempre existir uma preocupação em usar métodos contraceptivos.

A menopausa causa diminuição da libido?

Verdade. A menopausa diminui a libido, isso ocorre por diversos motivos, entre eles, a menor lubrificação vaginal.

A pele sofre modificações durante a menopausa?

Verdade. Ocorre à desidratação da pele e a diminuição na produção de colágeno pela redução do hormônio feminino, o estrogênio. A pele fica mais fina, aparecem mais rugas, os vasos ficam mais visíveis e a cicatrização da pele se torna mais lenta. Pode ocorrer a queda de cabelo e enfraquecimento das unhas. A reposição hormonal pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa e a aparência da pele.

Nesse período podem ocorrer alterações hormonais?

Verdade. Para cada mulher existe um tratamento de reposição hormonal, que será baseado nos sintomas de cada uma.

A mulher pode engordar quando utiliza hormônios?

Depende. Quando a mulher entra na menopausa, existe a possibilidade de aumentar o peso na fase pré-menopausa, mesmo sem utilização dos hormônios. Atualmente já existem terapias hormonais que podem evitar o aumento de peso relacionado a retenção de líquidos.

Exercícios podem ajudar a lidar melhor com a menopausa?

Verdade. A mudança de hábitos é fundamental. São indicados exercícios frequentes, duas a três vezes por semana. Eles fortalecem os músculos e ossos, o sistema cardiorrespiratório e controlam o peso.

A reposição hormonal pode ajudar a controlar os sintomas da menopausa?

Verdade. Nessa fase, a mulher precisa ter muitos cuidados com a saúde, principalmente com os níveis hormonais que causam deficiência de hormônios e consequentemente uma serie de sintomas que precisam ser tratados. Para tratar esses sintomas, a modulação hormonal é o tratamento mais eficaz para regular os níveis hormonais. A modulação hormonal é o método que, através de exames laboratoriais, pode-se traçar o perfil hormonal do paciente detectando suas necessidades hormonais, possibilitando o equilíbrio metabólico para que o paciente atinja um padrão hormonal saudável.