Meditação e yoga ajudam a aliviar um dia estressante de trabalho


quarta-feira março 17, 2010

Estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, comprovam que vinte minutos por dia de meditação e yoga, no ambiente de trabalho, pelo período mínimo de 6 semanas, pode reduzir por mais de 10% o estresse e melhorar a qualidade do sono de profissionais sedentários e tensos.


O estresse crônico pode causar sobrecarga no sistema cardiovascular, no cérebro e nas demais funções corporais. Ao controlar o estresse é possível evitar situações de desgaste físico, descontrole e agressividade no ambiente profissional, o que contribui para a melhor integração dos profissionais e o aumento da qualidade do trabalho e da produtividade.


Trabalhar a meditação é uma prática de baixo custo para as empresas e fácil de ser implantada. Ela pode estar associada aos programas de qualidade de vida já existentes em muitas empresas, pois garante com os seus resultados o bem-estar para os colaboradores e a redução nos afastamentos por problemas de saúde.


Ampliar o tempo de meditação e usufruir destas técnicas na vida pessoal é uma boa escolha, pois favorece o autoconhecimento e o autocontrole para diversas situações – além daquelas que se restringem ao ambiente de trabalho.


Estudar sobre o assunto e procurar conhecer as técnicas da meditação com a orientação de profissionais capacitados é um excelente começo!