Mário Inácio Carneiro – Filho de Antônio José do Bem e Elisa Inácio do Bem – nasceu em Laranjal, MG, em 04 de maio de 1922. Formou-se na UFMG em 1955 e estabeleceu – se como Clinico Cirurgião em Muriaé, onde foi Diretor Clinico do Hospital São Paulo, Fundador da Casa de Saúde Santa Lúcia e Fundador da Sociedade Médica de Muriaé.
Faleceu aos 64 anos, no dia 02 de maio de 1986.
Seus familiares, a viúva Zélia de Barros Carneiro, e o filho, também médico, Cláudio Renato Barros Carneiro, objetivando perpetuar a sua memória, criaram e passaram a patrocinar em colaboração com a Sociedade Médica, o Prêmio “Mário Inácio Carneiro”, de Medicina.
Patrono do prêmio bianual que leva o seu nome, foi um médico de atuação relevante em Muriaé, onde exerceu com proficiência e dedicação a medicina merecendo o respeito e a admiração de toda a cidade.
Com o respaldo decisivo da Sociedade Médica, que imediatamente aderiu à idéia, o prêmio pretende não apenas homenagear o seu patrono, mas também contribuir para o aperfeiçoamento crescente da atividade médica em nossa cidade e, por conseqüência, em nossa região.
O que importa, certamente, nesta iniciativa louvável, não é o valor material da premiação em espécie ou do belíssimo diploma, importa, sim, o que simboliza a sua concessão, pois que baseada em critérios éticos, profissionais, sociais e humanos, em valores que, juntos, constituem o somatório de virtudes que devem caracterizar todos aqueles que se dedicam com honestidade de propósitos à sua hipocrática missão entre os homens.
As funções do médico não se restringem a uma simples troca comercial de favores, mas a uma medida maior e sem limites: a da missão de curar. O grande médico Miguel Couto, falecido em 1934, já dizia que “se toda a medicina não está na bondade, menos vale dela separada”.
“O remédio mais importante para o tratamento do paciente não se encontra nas farmácias. Ele é composto por respeito, carinho, dedicação e é oferecido a cada consulta pelo profissional Médico”. *