Tomar leite pode reduzir risco de problemas cardiovasculares, aponta estudo
quinta-feira dezembro 16, 2010
O consumo de leite desnatado todos os dias pode reduzir os riscos de doença cardiovascular, segundo recente revisão de estudos realizada por pesquisadores americanos e holandeses. Avaliando 17 estudos europeus, americanos e japoneses, os pesquisadores descobriram que não há evidências de aumento no risco de doença cardíaca e derrame com o consumo de laticínios com pouca gordura – ao contrário, tomar três copos de leite desnatado foi associado a uma redução de 18% nos riscos de doenças cardiovasculares.
“O leite e os laticínios são os alimentos mais nutritivos e saudáveis disponíveis e carregados de nutrientes naturais, como o cálcio, o potássio e proteínas, para citar alguns”, destacou a pesquisadora Cindy Schweitzer, diretora do Global Dairy Platform, organização de defesa da indústria de laticínios em diversos países. De acordo com a especialista, a quantidade diária recomendada varia entre os países, mas muitas pessoas restringem o consumo por receio de que esses alimentos aumentem os riscos de problemas cardíacos.
Entretanto, diversos estudos mostram o contrário, tanto em relação aos desnatados, quanto em relação aos laticínios com um pouco mais de gordura. Por exemplo, um recente estudo com 23 mil homens suecos mostrou que a ingestão de cálcio acima do recomendado pode reduzir em 25% o risco de morte por doença cardíaca e câncer. E, em pesquisa com 1,5 mil australianos, os especialistas observaram que aqueles que consumiam leite integral em maior quantidade tinham 69% menor risco de morte por doença cardiovascular