Saúde implanta rede sentinela para diagnosticar acidentes de trabalho


terça-feira outubro 21, 2008

A Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) deu o pontapé inicial para a implantação da Rede Sentinela, que consiste em diagnosticar acidentes de trabalho na rede pública, privada e também dos profissionais autônomos. Todas as policlínicas, e os hospitais Geral, Júlio Muller e o Pronto Socorro e Hospital Municipal de Cuiabá estarão preparados para atender essa demanda.


Segundo a enfermeira do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da SMS, Marley Mendes Araújo, atualmente, em todo o Brasil, as informações disponíveis sobre saúde do trabalhador são escassas e inconsistentes e por isso há uma necessidade de se aprimorar o estudo. Hoje existe um banco de dados nacional, entretanto restringe-se aos trabalhadores do setor formal, deixando de fora autônomos, trabalhadores informais, empregados domésticos, entre outros.


A enfermeira explica que se trata de qualidade de vida, pois a informação sobre a saúde do trabalhador ajudará no planejamento e a programação de ações para o setor, tendo em vista que a Rede Sentinela é composta de unidades de saúde com capacidade para identificar, investigar e notificar agravos relacionados ao assunto. “Com essa medida será possível traçar o perfil epidemiológico e desenvolver políticas públicas de prevenção para os trabalhadores, de acordo com o sistema de informação”, conclui Marley.