Saiba quais problemas de visão podem surgir em um idoso


quinta-feira junho 28, 2012

Quais são as principais e mais graves doenças relacionadas à visão que podem surgir com o envelhecimento?


As principais e mais graves doenças que aparecem no idoso são: catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).



Como evitá-las?


A catarata pode ser evitada com a utilização de óculos escuros que possuam proteção contra os raios ultravioleta. Também pode ser evitada, ou adiada, com o controle da diabetes, que acelera o seu processo de formação. Contudo, assim como outras doenças, a catarata é natural do envelhecimento do indivíduo e quanto maior a idade, maior a probabilidade de se desenvolver o problema. A degeneração macular relacionada à idade também pode ser prevenida com a utilização dos óculos escuros e a ingestão de alimentos ricos em ômega 3 e substâncias antioxidantes. Já o glaucoma não pode ser evitado. Somente as consequências do glaucoma, como a cegueira ou perda de parte da visão, podem ser evitadas com o uso contínuo de colírios ou cirurgia. Vale lembrar que a melhor forma de prevenir essas e outras doenças é a visita periódica ao oftalmologista.



Quais são os tratamentos existentes para essas doenças?


Para a catarata, o tratamento definitivo é a cirurgia. A DMRI pode ser tratada com vitaminas antioxidantes em sua fase inicial e com a injeção de um medicamento dentro do olho em suas fases mais avançadas. O controle do glaucoma se faz com a administração de colírios e com cirurgia, caso os primeiros não consigam controlar a doença.



Quais são os primeiros sintomas de uma visão debilitada?


Borramento da visão, quando o paciente deixa de distinguir imagens que antes eram bem identificadas sem esforço visual, diminuição da percepção de cores, perda da visão lateral ou central dependendo da doença.



A partir de qual idade a pessoa deve se preocupar?


A pessoa deve começar a se preocupar a partir dos 40 anos, a idade em que boa parte das doenças do envelhecimento pode ser detectada. Contudo, a catarata e a DMRI são mais comuns em pessoas acima dos 60 anos.



É comum as pessoas que nunca tiveram problemas com a visão precisarem de óculos na velhice?


Sim, é muito comum. Aliás, quase todas as pessoas que têm idade superior a 40 anos irão precisar de óculos para perto. Essa é a idade em que o olho começa a perder a capacidade de enxergar nessa distância.



Óculos vendidos em farmácia podem prejudicar a visão?


Não, eles não prejudicam a visão. O que acontece, na maioria das vezes, é que a pessoa escolhe um grau que não é o seu grau exato. Isso causa apenas dificuldade para enxergar e dor de cabeça em alguns casos.