Procura por terapia alternativa cresce mais de 350% no SUS


quarta-feira fevereiro 3, 2010

Uma portaria que desde 2006 autorizou as práticas corporais como a acupuntura, homeopatia, tai chi chuan e lian gong, no Sistema Único de Saúde, gerou crescimento de 358% no setor. De acordo com dados do Governo Federal, esse número é referente somente aos anos de 2007 e 2008.

No ano de 2007, os atendimentos chegaram a 27,6 mil. Em 2008, o número avançou para 126,6 mil, o que tem gerado investimento no setor, é o que aponta especialista. O crescimento está ligado à portaria publicada pelo Ministério da Saúde, que uniformizou os procedimentos.


Outro fator que representa a demanda do setor é o número maior de médicos especializados, permitindo que mais municípios disponibilizem os serviços no Sistema Único de Saúde. Em 2008, 1.340 cidades ofereciam essas práticas gratuitamente.


Segundo a tutora do Portal Educação e fisioterapeuta Tatiana Leme, as terapias alternativas são ótimas opções de tratamentos para diversas patologias. Apesar do desconhecimento das homeopatias a eficácia no tratamento de doenças crônicas tem sido cada vez mais reconhecida