Pesquisadores descobrem importante função do baço


segunda-feira agosto 24, 2009

Pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts e da escola de Medicina da Universidade de Harvard apresentaram estudo mostrando que o baço serve de reservatório a grande número de células imunológicas conhecidas como monócitos. Na prática, isso significa que em caso de ataque cardíaco o órgão manda milhares de monocócitos pela corrente sanguínea para combater o problema.
“Muitas vezes, se você identifica alguma coisa que parece muito importante no corpo humano, a primeira reação é imaginar por que ninguém havia descoberto aquilo antes”, disse Mathias Nahrendorf, um dos autores do estudo. “Mas, quanto mais aprendemos, mais percebemos que estamos apenas arranhando a superfície no que tange ao conhecimento da vida. Ainda não sabemos da história completa sobre coisa alguma”.
Segundo James George, hematologista do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Oklahoma, os baços podem ser rompidos devido à pratica de atividades que o deixam mais expostos e quando isso acontece a melhor solução é removê-los. James diz que por ser uma parte muito vascularizada do corpo o risco de acarretar uma hemorragia é grande e diante de uma emergência cirúrgica como esta, os médicos optam por retirar o órgão.
A tutora do Portal Educação, Jeana Escher de Souza, esclarece que o baço é o maior órgão linfático do corpo. Nele são armazenados corpúsculos de sangue e o baço os libera na circulação se forem necessários. “Tem uma importante função no sistema imunológico, produzindo anticorpos e linfócitos. Quando é necessária a esplenectomia (retirada do baço), compromete-se a função imunológica do corpo e com isso ele fica mais suscetível às infecções”, diz a tutora.