Novo tratamento para hepatite C é estudado por cientistas dos Estados Unidos
quinta-feira janeiro 28, 2010
Uma recente pesquisa identificou nova classe de compostos químicos que, em testes in vitro, foram capazes de inibir a replicação do vírus da hepatite C. O estudo foi realizado por cientistas americanos da Universidade Stanford, nos EUA.
Se o teste realmente der certo em seres humanos, os compostos poderão acelerar dramaticamente os esforços contra a tendência do vírus de adquirir resistência aos medicamentos.
Hoje, são mais de 150 milhões de pessoas infectadas pela hepatite C no mundo, e a maioria delas não sabe que possuem o vírus. Nos Estados Unidos, a doença é a principal causadora de câncer e dos transplantes de fígado.
“Essa nova alternativa de tratamento poderá minimizar as complicações causadas pelo vírus da hepatite C, porém, a prevenção continua sendo um dos focos principais para evitarmos a doença”, explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.
Antes dos compostos serem testados em humanos pela agência reguladora dos EUA, a expectativa é que os testes pré-clínicos e em animais devem ocorrer em um período de um ano a 18 meses.