FÉRIAS: Volta à rotina deve incluir visita ao dermatologista
quarta-feira fevereiro 16, 2011
Durante as férias nas praias do Espírito Santo, a pedagoga Fabíola Santos, de 30 anos, apareceu com algumas queimaduras na pele:
“Eu estava passando uns dias na casa de praia e me deram a tarefa de fazer um suco de limão. Eu cheguei da praia de biquíni mesmo e fui fazer o suco de limão. Fiz o suco de limão, tomei, voltei para a praia, nem tomei banho direito, nem lavei com sabão nem nada. No dia seguinte, apareceram as bolhas de queimadura”.
Segundo o dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica no Distrito Federal, Erasmo Tokarski, é comum acontecer isso.
“Se você vai e toma uma caipirinha ou se toma um suco de laranja na praia você pode molhar os dedos ali e tomando sol em seguida você vai fazer uma queimadura, que é uma fitofotodermatite que é uma queimadura decorrente do sol em contato com esse suco na pele”
Ainda segundo o dermatologista Erasmo Tokarski, também é comum aparecerem manchas, decorrentes do sol. As mais comuns são os melasmas, manchas escuras que dão em mulheres gestantes e de pele morena. E ainda as manchas brancas, também conhecidas como pano branco, principalmente em jovens e crianças. Para evitar esses problemas, ele aconselha não ficar muito tempo com a roupa de banho molhada e usar proteções como filtro solar. Quando ocorrer manchas ou queimaduras, a dica é procurar um dermatologista de confiança. A automedicação pode mascarar e até mesmo piorar o problema.