Exercício físico logo após uma angioplastia coronariana eletiva é seguro, diz es


quarta-feira maio 12, 2010

Angioplastia é a dilatação de uma artéria obstruída por uma placa de gordura (ateroma), através de um cateter que contém um balão em sua extremidade (cateter-balão). No local da angioplastia, habitualmente, é implantada uma estrutura metálica semelhante a uma mola, chamada de stent.A angioplastia das artérias do coração é chamada de angioplastia coronariana.


Neste estudo, 2.351 pacientes com angina estável que foram submetidos à angioplastia coronariana com implante de stent de forma eletiva (programada) foram alocados para receber treinamento físico (865 pacientes – grupo treinado) ou não (1.486 pacientes – grupo controle).


O treinamento iniciou-se no dia seguinte à angioplastia, seguindo-se 20 minutos por dia, no mínimo duas vezes por semana, após a alta. Dos 865 pacientes 65 não fizeram ou não conseguiram terminar o primeiro teste e, assim, 800 pacientes formaram o grupo treinado.


Em 30 dias de seguimento, não foram observadas complicações isquêmicas, que foi o desfecho primário analisado do estudo, nem complicações cardiovasculares maiores (infarto do miocárdio, derrame cerebral ou morte por qualquer causa) e não houve diferença significativa entre os grupos para os dois desfechos.


Concluem os autores do estudo que o exercício precoce após angioplastia coronariana, realizado em nível submáximo, não aumenta o risco de trombose de stents (formação de coágulos) ou eventos cardiovasculares.