Especialistas debatem modelos para melhorar o SUS


sexta-feira dezembro 14, 2007

Profissionais e gestores de saúde de seis estados brasileiros e de oito países vão debater, até sábado (15), na capital pernambucana, modelos de atenção básica e saúde da família. Eles participam no Mar Hotel, em Boa Viagem, do terceiro seminário internacional sobre o assunto, um conjunto de ações destinadas a prevenir doenças e acidentes.


O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, vai contar com a presença da especialista Bárbara Starfield, médica e pesquisadora da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, e autora de livros que serviram de base para estruturação do processo de trabalho das equipes do programa de saúde da família no Brasil. A conferência de abertura do seminário está marcada para as 19 horas.


Segundo o secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, o objetivo do encontro é incentivar a troca de experiências no sentido de buscar alternativas para aprimorar a rede de atendimento integral da população de baixa renda. “O intercâmbio de informações vai contribuir para que o Brasil possa melhorar, cada vez mais, a assistência à saúde da população que depende do SUS [Sistema Único de Saúde]”, frisou.


Além dos Estados Unidos, os países que enviaram representantes para o encontro são Espanha, Portugal, Reino Unido, África do Sul, Finlândia, Austrália e Canadá.


A programação inclui debates sobre os desafios da atenção básica no SUS, a medicina disponibilizada pelo Programa de Saúde da Família e estratégias de organização da atenção primária, ou seja, o primeiro contato do usuário com o sistema de saúde.


Ontem (12), o governo de Pernambuco concedeu certificados de qualidade a 40 equipes do Programa de Saúde da Família de 10 municípios do estado, incluindo Recife e Olinda, que se destacaram pelo bom desempenho no atendimento às exigências das políticas nacional e estadual de fortalecimento da atenção primária.


Fonte: Agência Brasil