Dormir com maquiagem acelera envelhecimento da pele, diz dermatologista
segunda-feira maio 28, 2012
Médico ressalta que esses cosméticos impedem que a derme respire corretamente e não retirá-la é o maior erro das mulheres
“Para muitas mulheres, a maquiagem tem grande durabilidade e a atenção ao observar a data de validade a cada uso é essencial. Produtos usados após o vencimento podem trazer irritação cutânea com danos enormes e tratamento lento”, afirma o dermatologista Cesar Cuono.
Perigo maior ainda é dormir com a maquiagem. Esses tipos de cosméticos tapam os poros e não permitem que a derme respire corretamente. “Em médio prazo, a pele perderá a viscosidade, se tornará mais oleosa e o envelhecimento será acelerado”, ressalta.
A higienização deve ser feita com aplicação de um demaquilante, no mínimo duas vezes, seguida de lavagem com sabonete. “Para certificar que a maquiagem foi retirada completamente, pegue um algodão umedecido com água e passe no rosto. Caso ainda haja resquícios do make, repita a lavagem. Para finalizar, aplique a loção tônica e, em seguida, o hidratante”, ensina.
Caso o cansaço seja grande e a disposição pequena, passe, pelo menos, o demaquilante até perceber que a pintura foi removida.