Crianças usam o espaço para pensar sobre o tempo


terça-feira abril 6, 2010

Para provar essa relação, o pesquisador Daniel Casasanto, da Universidade Aristotélica de Thessaloniki, Grécia, em um estudo conjunto com pesquisadores da Universidade de Stanford, EUA, pediu que crianças observassem um vídeo com dois caramujos andando paralelamente, variando tempo e distância, dependendo do vídeo apresentado – o objeto de observação foi escolhido por não ter um parâmetro muito bem construído na mente das crianças; a escolha de um animal comum a elas poderia confundir as respostas. Após essa primeira parte do estudo, as crianças foram convidadas a responder perguntas sobre distância percorrida e duração das “corridas”. Quando eram convidadas a falar sobre o tempo de cada situação elas não ignoravam a dimensão espacial do evento (o caramujo que andou durante mais tempo, percorreu uma distância maior) mesmo que, quando questionadas sobre espaço, elas não fizessem a mesma relação (não sabiam indicar se o caramujo que percorreu uma distância maior havia se movimentado mais ou menos). Outro exemplo seria dar um problema indicando que uma pessoa anda um quarteirão a cada 10 minutos. Se ela percorre dois quarteirões, ela gastou 20 minutos. Mas se a pergunta for o inverso – em 20 minutos quantos quarteirões ela andou – isso criaria certa confusão na mente das crianças, e as respostas, apesar de óbvias para crianças maiores, ou adultos, que conseguem abstrair matematicamente a situação – ou seja, pensar logicamente sobre a interação – poderiam ser difusas. Isso, sugerem os autores, leva a acreditar que as crianças medem a passagem do tempo relacionando-a à distância medida. Se no mundo físico espaço e tempo são, de acordo com as teorias da física, inseparáveis, quando pensamos sobre as duas dimensões o cérebro processa de forma separada, e é preciso certo esforço para enxergá-las simultaneamente. As crianças, entretanto, dizem os autores, parecem pensar no espaço de maneira independente do tempo, mas não conseguem conceituar tempo independente do espaço.