Creatina pode auxiliar no tratamento da artrose


quarta-feira agosto 5, 2009

A creatina (substância que fortalece os músculos) pode ser o novo aliado de pessoas que sofrem de artrose no joelho. O departamento de Reumatologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de Universidade de São Paulo, durante três meses, vai fazer um estudo em 40 mulheres com faixa etária de 50 a 60 anos para testar a eficácia da associação de atividade física em aparelhos de musculação com a suplementação de creatina.


Segundo Jeana Mara Escher de Souza, tutora do Portal Educação, a creatina é um aminoácido que existe principalmente nos músculos e combinada com o ácido fosfórico, desempenhando um papel importante nos fenômenos bioquímicos da contração muscular. “Ela funciona como a fonte de energia para contração muscular”, explica a tutora.


Jeana acrescenta ainda, que a artrose é uma característica do desgaste da cartilagem e provoca atrito entre os ossos e dor na articulação. Fraqueza muscular e hipertrofia dos músculos também são atributos de quem sofre desta doença articular degenerativa.


De acordo com o reumatologista Manoel Neves a atividade física previne as perdas musculares da artrose. E segundo ele o intuito destas pesquisas é saber o resultado da associação de exercícios com a creatina. “Queremos comprovar que a suplementação com creatina vai diminuir o tempo de reabilitação. Se o efeito for positivo, essa será uma ótima alternativa para a imensa população feminina que tem artrose”, diz Manoel.