Câncer é a primeira causa de morte por doença de jovens no Brasil


terça-feira dezembro 2, 2008

O câncer é uma das principais causas de mortalidade entre crianças e adolescentes, na faixa de um a 18 anos no Brasil, e representa a primeira causa de morte por doença a partir dos cinco anos de idade.


Essa é uma das constatações de estudo inédito lançado hoje (27), pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde.


A pesquisa foi realizada em conjunto com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) e com os Registros de Câncer  de Base Populacional (RCBP), que atuam em 20 cidades nas cinco regiões brasileiras.


Segundo informou o coordenador de Prevenção e Vigilância do Inca, Cláudio Noronha, as leucemias são o tipo de câncer mais importante e aparecem em primeiro lugar em todas as faixas de idade, tanto entre meninos como entre meninas. As leucemias predominam entre as crianças mais jovens.


Em segundo lugar, vêm os tumores de sistema nervoso central (SNC), que respondem pelas mortes acima de dez anos de idade.  Os tumores do sistema linfático predominam  na faixa de um a quatro anos e de 15 a 18 anos.


A mortalidade infanto-juvenil no Brasil por câncer está em torno de 40 mortes  para cada um milhão de crianças ao ano, sendo 44 mortes por milhão entre meninos e 36 por milhão entre as meninas.


Noronha informou que, nas últimas três décadas, houve redução na mortalidade em torno de 0,27% ao ano, sendo mais significativa nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.