Câncer de rim: pesquisa revela que 40% dos casos são descobertos tarde
segunda-feira julho 13, 2009
Quase 40% dos casos de câncer de rim são diagnosticados quando o tumor está nos estágios 3 ou 4, considerados avançados e com poucas chances de cura, aponta o
Encare (Estudo Nacional sobre o Câncer Renal) – primeiro levantamento do gênero, realizado pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).
Foram analisados dados de 50 centros do país e de 526 pacientes
“O câncer nos rins é marcado por um tumor no rim, onde ele pode crescer demais, causar dor, inchaço ou sangue na urina. Um estudo feito por pesquisadores italianos ligou o consumo de pão com o risco de desenvolver câncer de rim. Isso é devido ao alto nível de glicose em alimentos como pão, massa e arroz poderia ser o fator relacionado ao risco de tumores”, explica a farmacêutica e tutora do Portal Educação, Jeana Mara Escher de Souza.
Além disso, fatores como cigarro, obesidade, herança genética e hipertensão são apontados como possíveis causas de seu início. Entre os principais sintomas, destacam-se: sangue na urina, dor lombar e febre.
Quando o câncer se encontra em fase inicial, o tratamento é cirúrgico e, geralmente, curativo. Já nas fases avançadas, os cuidados são paliativos, pois o tumor não responde bem aos quimioterápicos. Para o urologista Aguinaldo Nardi, coordenador do estudo, os resultados reforçam a necessidade de tentar fazer um diagnóstico precoce.
Baseando-se nesses dados, a SBU irá propor a realização de um rastreamento da doença em pessoas com mais de 55 anos e que tenham os principais fatores de risco associados.