Brasil vai produzir vacina pediátrica contra pneumonia em 2010


segunda-feira agosto 24, 2009

Viabilizada por meio de acordo de cooperação tecnológica entre a Fundação Oswaldo Cruz e o laboratório GlaxoSmithKlein, o Brasil a partir do ano que vem vai incluir no calendário oficial a vacina pediátrica contra pneumonia. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos), unidade vinculada a Fiocruz, será o responsável pela produção dos medicamentos.

Em pronunciamento o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que 13 milhões de doses serão produzidas por ano a partir de 2010. O acordo realizado entre o governo brasileiro e a farmacêutica britânica também prevê uma permuta científica para desenvolver imunizantes contra febre amarela, malária e dengue.

Segundo Ronaldo de Jesus Costa, tutor do Portal Educação, em mais um acordo tecnológico, o Ministério da Saúde dá um passo importante no combate à pneumonia infantil. “A parceria entre a Fiocruz e o laboratório GlaxoSmithKlein possibilitará a produção de vacinas contra pneumococos e esta fará parte do calendário oficial de vacinação”, argumenta Ronaldo