Andropausa leva a mudanças do humor e piora na saúde física


quarta-feira março 16, 2011

Diversos sinais e sintomas são reflexos desta fase, como fadiga, mudanças no humor, perda do apetite sexual, impotência, perda de musculatura, aumento da gordura local e várias outras manifestações, geralmente atribuídas ao envelhecimento, porém, a deficiência desse hormônio também pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.


“Alguns homens não apresentam o mais leve sintoma. Outros parecem estar especialmente predispostos à ansiedade, sobretudo quando passam dos 40 anos, quando a produção de hormônios começa a declinar e todo o processo de fabricação de proteínas no nosso organismo também sofre um agudo declínio, acelerando o envelhecimento”, ressalta Mohamad Barakat, médico especializado em nutrologia, metabologia e fisiologia do exercício.


“Apesar de menos traumático no homem do que na mulher, a falta de hormônios pode impactar de maneira crítica a qualidade de vida do homem, sua saúde e longevidade”, completa o especialista.


Reposição hormonal é a saída indicada


“A reposição da testosterona aumenta de forma muito significativa o rendimento cardíaco e a resistência ao esforço físico. Recupera as funções e o desejo sexual, além de ter um efeito na glicemia e na normalização da diabetes tipo II”, explica Barakat.


É importante destacar que a reposição hormonal é feita com hormônios biologicamente idênticos aos produzidos pelo nosso próprio organismo, via transdérmica, por meio de creme, sem passar via oral, permitindo que sua suplementação seja realizada de forma segura e fisiológica. “Eles podem ser prescritos em variadas doses. Sendo assim, o paciente recebe a quantidade necessária especificamente para cada caso, dependendo do quadro clínico, sintomas e resultados dos exames”, finaliza Barakat.