Homeopatia e estresse


quarta-feira dezembro 5, 2007

Existe algum perigo real para a saúde seguindo tratamentos homeopáticos, principalmente no que se refere a problemas de estresse?


O problema do estresse é considerado como um problema multifatorial, ou seja, um problema originário de várias causas que agridem o organismo e causam vários tipos de sintomas.


Estas causas podem externas, como o excesso de trabalho, ou internas, no caso de pessoas muito exigentes, por exemplo.


Em geral, a maioria destes sintomas num primeiro momento só são percebidos na esfera emocional e na queda da disposição geral, num segundo momento iniciam sinais que aparecem na esfera bioquímica, como no caso de alteração dos níveis de colesterol, e num terceiro aparecem os sintomas físicos.


Os primeiros sintomas que surgem relacionados ao estresse devem ser considerados como um sinal de alerta, onde o indivíduo precisa perceber o que esta ocorrendo e tomar algumas iniciativas no sentido de mudar seus hábitos de vida.


Esses hábitos podem ser: dormir mais cedo, comer alimentos mais saudáveis, com mais fibras, começar a fazer atividades físicas, praticar atividades de relaxamento, tirar aquelas férias que estão sendo adiadas há meses, começar a fazer um trabalho no sentido de mudar sua maneira de vivenciar os problemas, dificuldades e frustrações e muitas outras coisas, principalmente, aquelas relacionas ao que esta causando o estresse.


Uma dentre as várias atitudes, principalmente quando já começam a aparecer os sintomas físicos, está em iniciar um tratamento homeopático, que auxiliará positivamente o organismo sem intoxicá-lo, aumentando sua resistência e sua capacidade de mobilização energética, no sentido de recuperar-se mais prontamente e de maneira mais prolongada.


Mas lembramos, o organismo voltará a adoecer se não houverem mudanças mais amplas que, como referimos anteriormente, devem abarcar o modo de viver da pessoa.