Gordura no fígado


quinta-feira abril 22, 2010

É alarmante a frequência de doenças do fígado causadas pelo acúmulo de gorduras em suas células, que podem evoluir para uma inflamação crônica e silenciosa, a hepatite gordurosa; passar para a fibrose e finalmente chegar à cirrose hepática.


Isso nada tem a ver com o consumo abusivo de álcool, embora possa ser agravado por ele. Essas doenças do fígado já representam a lesão hepática mais freqüente nos países ocidentais, com uma prevalência estimada de 10 a 25% das pessoas em geral, 74% dos obesos e, virtualmente, 100% das pessoas que têm diabetes e obesidade associadas.


A perda de peso é a pedra fundamental no tratamento do fígado gorduroso e suas complicações. Com ela, conseguimos reduzir a gordura corporal e também a gordura do fígado.


A dieta para alcançar esses objetivos tem mudado muito, nos últimos anos, uma vez que as pesquisas científicas mais recentes têm encontrado melhores resultados quando a proporção dos carboidratos se reduz um pouco, cedendo lugar para um pequeno aumento de gorduras boas ou insaturadas.


São elas óleos vegetais como soja, canola, milho e girassol; azeite, abacate, castanhas e nozes, sementes oleaginosas como a linhaça, peixes de água gelada como salmão, cavala, arenque, truta, atum e bacalhau frescos.