Fisioterapia Respiratória


sexta-feira março 28, 2008

A fisioterapia é o tratamento de doenças, utilizando agentes físicos com a finalidade de recuperar a alteração da função respiratória do paciente.


Inicialmente voltada para as doenças que apresentam limitação crônica do fluxo aéreo (asma, enfisema, bronquite crônica e bronquiectasias), atualmente é indicada em praticamente todas as doenças respiratórias, nas unidades de terapia intensiva, pré e pós-operatório e no nível ambulatorial para adultos e crianças.


Tem também uma indicação preventiva para evitar complicações respiratórias, sobretudo nos pacientes submetidos a cirurgia abdominal, ortopédica, torácica ou cardíaca.


Condutas ou técnicas usadas na fisioterapia respiratória:


Exercícios respiratórios: atividades visando a obtenção de um condicionamento muscular, principalmente do diafragma, que permita realizar uma respiração adequada.


Drenagem postural pulmonar: colocando o paciente em posições apropriadas é facilitado o escoamento das secreções respiratórias em direção à traquéia, para serem eliminadas com a tosse ou mediante aspiração com aparelhos.


Inaloterapia: água e substâncias medicamentosas sob a forma de finas partículas suspensas em ar ou oxigênio são administrados diretamente pela via respiratória, para o tratamento de diversas doenças.


Tapotagem: aplicação sistemática de percussão manual ou eletromecânica na superfície do tórax com a finalidade de descolar o muco da parede dos brônquios e facilitar sua eliminação.


Ginástica respiratória: destina-se a melhorar as condições funcionais do sistema respiratório, tanto no aspecto físico, como psíquico e social.