Eczema


sexta-feira dezembro 5, 2008

O termo Eczema se refere a um grupo de distúrbios que causam inflamação ou irritação na pele. O tipo mais comum de eczema é a Dermatite Atópica, uma doença alérgica hereditária.


O Eczema afeta 10-20% das crianças e cerca de 3% dos adultos em todo o mundo. A maioria das crianças afetadas se livra espontaneamente do distúrbio por volta do segundo ano de vida, mas algumas pessoas continuam a sofrer os sintomas da doença ao longo de toda a vida.


Felizmente, com o tratamento apropriado, o Eczema pode ser controlado na maioria dos casos.


Quais são os sintomas?


A coceira é o sintoma mais comum. O eczema pode acometer qualquer parte do corpo, mas é mais comum na face, nos joelhos, nas mãos e nos pés.


As áreas afetadas em geral apresentam ressecamento, descamação e alteração de sua cor normal.


Em crianças, a coceira pode resultar em uma secreção que evolui para crostas, principalmente na face e no couro cabeludo.


Qual a causa do Eczema?


A causa exata do eczema não é conhecida, mas acredita-se que ele esteja relacionado a uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma determinada substância irritante – que pode ser desde sabonetes, pêlos de animais até perfumes, tintas, cimento, etc. Este padrão de resposta exagerada costuma ser herdada de um (ou ambos) os pais.


Em algumas pessoas, o Eczema pode ocorrer em crises ou surtos, desencadeados após o mais leve contato com a substância alérgena ou alterações bruscas de temperatura.


O estresse não desencadeia o problema, mas pode acentuar os sintomas. O eczema não é contagioso e não pode ser transmitido de uma pessoa para a outra.


Como é feito o diagnóstico?


Através do exame médico simples. Uma vez que muitas pessoas que sofrem de eczema também apresentam outras formas de alergias, o médico poderá solicitar alguns testes para avaliar o papel de outros irritantes e alérgenos. Estes testes são especialmente importantes em crianças.


Como o Eczema é tratado?


O objetivo do tratamento é aliviar e evitar as crises de coceira, que podem levar a infecções na pele.


Uma vez que a doença resseca a pele, o uso de loções e cremes hidratantes é bastante recomendável. Durante as crises, para reduzir o desconforto e o prurido, podem ser aplicadas compressas frias nos locais afetados.


Seu médico poderá prescrever cremes contendo cortiscoteróides para reduzir a inflamação. Nos casos mais graves, os corticosteróides podem ser tomados na forma de comprimidos. Se as lesões eczematosas estiverem infectadas, serão necessários antibióticos.


Outros recursos úteis para reduzir o eczema, mas que só devem ser utilizados sob recomendação medica, incluem anti-histamínicos, fototerapia, ciclosporina e imunomoduladores.


E você pode fazer a sua parte, adotando algumas medidas simples:


– Mantenha a pele hidratada, mas não em excesso.


– Procure evitar mudanças súbitas de temperatura ou umidade.


– Reduza seu estresse.


– Evite contato sabões ou sabonetes muito fortes, solventes, detergentes, mofo, poeira e pêlos de animais.


– Se você sofre de eczema, cuidado com alimentos muito diferentes: alguns temperos podem desencadear crises bastante desconfortáveis.