Dicas para gestantes


quarta-feira agosto 17, 2011

Aproveitamos a semana que iniciou com o dia da gestante para esclarecer as principais dúvidas das futuras mamães em um bate papo descontraído com o ginecologista e obstetra, pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de diversos livros sobre gravidez, Dr. José Bento de Souza. Confira:


É necessário que a mulher mude os hábitos alimentares durante a gravidez?
Dr. José Bento –
A partir de nutrição adequada é que a mulher garante gestação mais tranquila, sem a ocorrência de anemias, hemorragias e diabetes gestacional. Desta forma, é importante que sejam acrescentadas cerca de 300 calorias a sua dieta diária para nutrir o feto em desenvolvimento, preferencialmente distribuídas em cinco refeições (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), preparadas com ingredientes fontes de proteínas, ferro, cálcio e ácido fólico, preferencialmente com baixo teor de gordura.


Suplementos de vitaminas podem trazer benefícios à saúde da mulher grávida?
O estado nutricional materno é fator determinante no desenvolvimento do feto, assim como no bem-estar da grávida. Mesmo em gestantes saudáveis, que se alimentam adequadamente, é possível que haja deficiência de micronutrientes (vitaminas e sais minerais). Desta forma, acrescentar suplementação de vitaminas passa a ser alternativa eficaz na redução significativa da incidência de malformações neurológicas, cardíacas, faciais, urinárias ou defeitos em membros.


Qual é o peso ideal ao final da gestação?
Pode variar entre nove e doze quilos a mais, comparado ao seu peso normal. Esse aumento de peso pode ser de 1,5 a 2 quilos por mês após a 16ª semana.  Sendo assim, é importante que haja restrição ao consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, balas e doces industrializados.