Cuidados com a pele


segunda-feira março 17, 2008

O calor, a praia, as atividades ao ar livre e a poluição são motivos suficientes para que a pele fique ressecada durante o verão. Manter o tônus hidratado e um ar de saúde exige cuidados diários e adequados a cada tipo de pele. Tatiana Campos Rocha, fisioterapeuta dermatofuncional e especialista em reabilitação cardiorrespiratória e vascular, aconselha que, a pele deve ser preparada, antes mesmo de receber qualquer hidratação.



Ao se expor aos raios solares, é recomendável uma limpeza de pele 10 a 15 dias antes para a retirada de impurezas. Em seguida, uma semana depois, o ideal é fazer uma esfoliação, técnica utilizada para dar fim às células mortas e toxinas que ficam impregnadas na pele, especialmente em áreas mais ásperas ou escuras, como os joelhos, cotovelos, pés e mãos. “A esfoliação favorece a absorção dos cremes e do protetor solar, proporcionando mais brilho e um bronzeado uniforme.”



Tatiana lembra que os produtos a serem usados na hidratação devem corresponder ao tipo de pele. “Uma pele oleosa não quer dizer necessariamente que esteja hidratada. Significa apenas que as células estão expelindo maior quantidade de óleo.”



No caso da pele do rosto, ela recomenda uma esfoliação feita com sementes microtrituradas, mais sensíveis. No restante do corpo, são usados produtos com sementes maiores e produtos mais fortes. “Açúcar cristal e mel são ótimas opções para esfoliar as extremidades, como os pés e as mãos.”



Para as crianças, ela reforça que a hidratação e o uso do protetor solar devem corresponder à faixa etária. “Muitos pais têm o hábito de passar o produto de adultos nas crianças, o que aumenta a possibilidade de alergias. Além disso, elas ainda não têm a pele madura para suportar agressões. Outra preocupação se refere ao consumo de líquidos. As crianças precisam beber água o tempo todo, especialmente quando estão ao sol.”



O beauty stylist Bruno Cândido acrescenta que a estação mais quente do ano exige cuidados diários, o uso de bons hidratantes, filtro solar e bases com fator de proteção, especialmente em spray, que deixam a pele mais natural. “Foi-se a época em que as bases deixavam o rosto da mulher mascarado”, comenta.



Uma outra sugestão é usar produtos à base de mineral, que hidratam o rosto. “O mito de que a maquiagem agride a pele está para acabar. Os novos produtos que estão hoje no mercado protegem, uniformizam e até rejuvenescem a pele”, explica.



• 10 a 15 dias – Período em que uma limpeza de pele deve ser feita antes da hidratação




Esfoliação



Técnica que usa cremes especiais. Essa etapa prepara a pele para receber a hidratação. A camada córnea, localizada na epiderme, é constituída de células mortas e pequenas sobreposições de queratina, que, se não forem retiradas, prejudicam a limpeza da pele e a absorção do protetor solar.



Hidratação



No rosto



• O ideal é fazer uma limpeza de pele duas semanas antes da hidratação. Entre cinco e sete dias antes, é preciso esfoliar a pele da face, em maior ou menor intensidade, de acordo com o tipo de pele. A esfoliação é feita com cremes próprios, que estão no mercado, cujos agentes físicos são elaborados à base de sementes e microesferas, com propriedades menos abrasivas.



• Em seguida, são usados produtos mix, uma variação de diversos cremes de hidratação profunda da pele. São os séruns ou melanges, à base de ácido ialurônico, trealose, vitamina C e lipossomas. Esses cremes são ionizados na pele, recebendo uma corrente elétrica com um equipamento adequado para maior absorção.



No corpo
 
• A hidratação corporal é feita a partir de sementes mais grosseiras e produtos mais fortes à base de uréia. As extremidades ou áreas mais ásperas, como joelhos, cotovelos, pés e mãos podem ser esfoliadas com uma mistura de mel e açúcar cristal. O uso de lixas de pé é contra-indicado, por retirar a camada córnea em grande profundidade, podendo causar ranhuras e pequenas feridas.