Você sofre de suor excessivo?


quinta-feira setembro 29, 2011

A transpiração é um mecanismo normal do organismo para regular a temperatura do corpo de acordo com o ambiente ou também para eliminar calor quando se pratica exercícios físicos. Mas, a produção excessiva de suor, chamada de hiperidrose, é considerada doença e acomete 1% da população. Ela ocorre devido à intensa atividade das glândulas sudoríparas e pode ser generalizada ou localizada, geralmente atingindo as mãos, os pés, as axilas e a face.


Apesar de não ser grave, causa desconforto e constrangimento às pessoas, que evitam cumprimentar com aperto de mão, levantar os braços ou usar certos tipos de cores nas roupas. De acordo com a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Isabella Doche, alguns fatores emocionais como ansiedade e exposição a situações de estresse podem levar à hiperidrose. “Existem fatores primários, como estresse, ansiedade, ambientes muito abafados e roupas com tecidos que não absorvem o suor, além de fatores secundários, como diabetes e hipertireoidismo”, explica.


Para Isabella, os pacientes devem ficar atentos às situações de estresse e procurar desenvolver técnicas de relaxamento e controle da ansiedade. “Muitas vezes o que acontece com o paciente é que o simples fato de transpirar já leva à maior transpiração. Com ajuda psicoterápica ele conseguirá controlar a ansiedade”, aponta a dermatologista.


Geralmente, a hiperidrose acomete adolescentes e adultos jovens, devido, segundo ela, às primeiras exposições a situações de estresse ou ansiedade na escola ou no trabalho, por exemplo, uma prova ou chamada oral, entrevista de emprego ou até mesmo apresentação em público. “Não se sabe ao certo a causa da doença, mas talvez haja hiperatividade constitucional do sistema nervoso simpático em pessoas emocionalmente estáveis”.