Unhas: segredo de saúde
sexta-feira julho 8, 2011
As unhas são uma referência de como está o organismo. Analisando-as é possível tirar algumas conclusões sobre a saúde de cada um: pode ser expressão de alguma doença interna, déficits nutricionais, se a pessoa apresenta um quadro mais intenso de estresse e até mesmo problemas relacionados à manicure ou cuidados diários.
Unhas frágeis e danificadas são problemas comuns da atualidade. Um mal que atinge quase 20% da população. O público feminino é a categoria mais afetada nesse quesito: elas apresentam duas vezes mais este problema do que os homens. Essas alterações são um incômodo estético e cosmético que pode causar dor e dificuldade para praticar ações corriqueiras como lavar louças, utilizar o teclado do computador, fazer as unhas etc.
Aprenda a analisar suas unhas e, caso perceba algo, procure um especialista:
• Unhas serrilhadas: podem significar um quadro inicial de psoríase.
• Estrias horizontais: simbolizam interrupção do crescimento. Aparecem em casos de cirurgia, febre. Também pode significar carência nutricional. Pode ser indício de inflamação na cutícula (chamada de paroníquia).
• Estrias verticais: possivelmente estão ligadas a doenças na tireóide (tanto hipo quanto hipertiroidismo). Carência nutricional não deve ser descartada.
• Manchas escuras: causadas por uso de alguns medicamentos e também por digitar no teclado do computador com muita força. Pode ser indício de micose se houver descolamento associado.
• Riscos brancos: estão relacionados a traumas na matriz ungueal, que podem surgir na manicure (causados pelo uso de alicates e empurradores). Uso de esmaltes inadequados.
Portanto, quem se cuida precisa estar conectado às suas unhas. A saúde começa por elas também!