Medidas para manter a saúde dos olhos


sexta-feira abril 11, 2008

Em geral, o número de atendimentos oftalmológicos aumenta em determinados períodos do ano, como outono e inverno. A conjuntivite, por exemplo, não raras vezes é mal compreendida pela população. E se não for tratada de forma adequada pode evoluir e causar sérias lesões.


A conjuntivite é classificada em dois tipos: a infecciosa e não-infecciosa. A infecciosa pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. A conjuntivite não-infecciosa é provocada por agentes externos irritantes que podem dar origem à conjuntivite alérgica, química ou traumática. Por isso, é fundamental que o paciente procure rapidamente um especialista e não se auto-medique. Alguns colírios são altamente contra indicados, pois podem provocar sérias complicações e agravar ainda mais o quadro da inflamação.


A pessoa infectada deve redobrar os cuidados com a higiene dos olhos e das mãos. Lavar bem os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada ou fervida, ou com soro fisiológico, aliviam os incômodos causados pela doença. Para quem usa lentes de contato é recomendado que o uso seja suspenso, até que a inflamação seja curada.


Uma vez diagnosticada a provável causa da conjuntivite, o oftalmologista pode prescrever o tratamento adequado. Se esta tiver origem bacteriana, utiliza-se a antibioticoterapia; se a causa for virótica, emprega-se o tratamento para alívio dos sintomas, bem como hábitos especiais de higiene, controlando o contágio e a evolução da doença.


Para prevenir a transmissão da conjuntivite, são recomendadas as seguintes precauções:


­ Lave com freqüência o rosto e as mãos uma vez que estas são meios importantes para a transmissão de microorganismos;


– Aumente a freqüência de troca de toalhas ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;


– Não compartilhe toalhas de rosto;


– Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise;


– Lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas e ao usá-los não encoste o bico do frasco no olho;


– Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou qualquer produto de beleza;


– Evite coçar os olhos para diminuir a irritação