FILIADAS SE REÚNEM EM BH


terça-feira abril 24, 2018

Dia 23 de março, presidentes das filiadas se reuniram na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) para o primeiro encontro da gestão 2017/2020. A presidente da AMMG, Maria Inês de Miranda Lima, falou da importância das regionais e citou os benefícios estendidos a todos os médicos do estado.

Segundo Lima, são funções da AMMG atuar na formação e na educação médica continuada, além de ser um canal facilitador para as reivindicações da categoria, sempre em sinergia com as demais entidades representativas da classe em Minas Gerais. Ela sugeriu que as filiadas estabeleçam regionais da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais, diante do grande número de faculdades no interior, orientando o futuro médico. A presidente contou, ainda, sobre a nova gestão da Revista Médica e da Comissão Estadual de Defesa do Médico, que foram integralmente assumidas pela AMMG. “Solicitamos a participação de revisores que estão junto aos serviços de pós-graduação universitária, para obtenção de um conteúdo realmente robusto e de qualidade, além dos suplementos das especialidades e dos anais de congressos que também integram a publicação.”

A diretora adjunta científica da AMMG, Luciana Costa, apresentou o Workplace e conclamou os colegas para que participem como líderes, referências para os profissionais de cada região. “O Workplace veio para suprir nossa necessidade de fazer com que os médicos, independente da sua localidade, tenham acesso ao conteúdo científico promovido em nossa casa. Por meio desta ferramenta vamos levar as reuniões multidisciplinares e, no em breve, o AMMG Reviews, que são aulas de dez minutos com enfoque prático das especialidades. Com o ‘Estúdio AMMG’ temos também debates ao vivo, com ampla interação do público.”

A Biblioteca Virtual foi exposta pelo secretário geral da AMMG, Gabriel de Almeida Silva Júnior, e os serviços da seguradora Oregon foram divulgados pelos executivos da empresa, Zilmar Barbosa e Helena Coura, que também promoveram um sorteio. Foram premiados a presidente de Três Corações, Vanice de Fátima Ramos Avelar Fernandes, com uma cafeteira, e o presidente de Uberlândia, Eduardo Braga Souza Pereira, com uma televisão. Houve ainda a proposta de um clube de descontos pela empresa Dois 5F.

Durante a segunda parte do encontro, os presidentes das filiadas falaram sobre as ações e a estrutura atual de suas entidades, bem como trouxeram propostas de atuação em parceria com a AMMG. A presidente de João Monlevade, Anna Beatriz Dutra Valente Costa, valorizou a iniciativa e falou das dificuldades na captação de associados. Para Costa, a área científica ainda é o principal motivo para os médicos se filiarem. “Parabéns à nova diretoria da AMMG pelo primeiro encontro dos presidentes das filiadas. Foi muito proveitoso e tivemos a oportunidade de trocar ideias e discutir sobre os desafios enfrentados por nós. Que venham novos momentos”. Arinos Brasil Duarte Filho, presidente em Barbacena, destacou as atividades de cunho social e a reforma da sede como atrativo para os associados. O presidente da regional de Carangola, Rayzzel de Oliveira, disse que alguns problemas são semelhantes e saber que para algumas dificuldades existem soluções é muito motivador. Ele elogiou a pauta da reunião e sugeriu uma periodicidade trimestral, via Workplace.

Para o diretor de assuntos do interior da AMMG, Paulo Roberto Repsold, a participação das filiadas é preponderante no processo de desenvolvimento das ações, seja na disseminação da educação continuada, seja no fortalecimento da classe médica na busca por recursos e conquistas ligadas a remuneração e a defesa profissional. “Precisamos sempre sentar à mesa para discutir nossas demandas e trabalhar em conjunto”, afirmou.

Fonte: AMMG