Bebês prematuros também podem nascer de parto natural com segurança, diz estudo
quinta-feira outubro 11, 2012
Um estudo amplo descobriu que bebês prematuros também podem nascer de parto natural com segurança desde que não estejam na posição fetal invertida.
Uma análise de 2.906 bebês nascidos entre a 24ª e a 32ª semana de gestação não descobriu diferenças entre o número de mortes neonatais de nascidos de parto normal e cesariana quando os fetos estavam em apresentação cefálica (com a cabeça para baixo). Mas o estudo descobriu que para os fetos em apresentação pélvica, ou posição invertida, a cesariana é significativamente mais segura.
Entre as 714 mães cujos bebês nasceram muito prematuros – entre a 24ª e a 28ª semana de gestação – e estavam na posição fetal cefálica, 77% tentaram o parto normal e 84% foram bem sucedidas. A taxa de mortalidade neonatal foi de 15,2% para os partos normais e 13,5 para as cesarianas planejadas, diferença que pode ser atribuída ao acaso. Contudo, entre as gestantes cujos fetos estavam na posição invertida, apenas 27,6% das que tentaram o parto normal tiveram êxito. O parto normal estava associado a uma taxa de mortalidade neonatal quase duas vezes superior à de cesarianas programadas.
No estudo, publicado na edição de agosto do periódico American Journal of Obstetrics & Gynecology, foram levados em conta fatores como idade, ingestão de álcool e drogas e tabagismo.
“A cesariana nesse período gestacional prematuro está associada ao aumento da taxa de complicações”, afirmou Uma M. Reddy, principal autora do estudo e obstetra dos Institutos Nacionais de Saúde. “Se o paciente precisa nascer com menos de 32 semanas de gestação e está com a cabeça virada para baixo, é maior a porcentagem de sucesso do parto normal.”