Adolescentes otimistas se tornam adultos mais saudáveis, diz pesquisa


segunda-feira julho 9, 2012

Adolescentes são conhecidos pela rebeldia e pela angústia excessiva diante de algumas situações. Porém, aqueles que permanecem felizes e otimistas durante os anos tumultuosos da adolescência parecem desenvolver uma saúde geral melhor quando se tornam adultos. Foi o que mostrou um estudo da Universidade Northwestern publicado na publicação Journal of Adolescent Health.


Os pesquisadores também descobriram que adolescentes positivos têm risco reduzido de ter comportamentos não-saudáveis, como fumar, beber, usar drogas e consumir alimentos ruins para a saúde quando chegarem à idade adulta.


Os resultados vêm da análise de dados coletados de mais de 10 mil jovens. Perguntas sobre seu bem-estar e sua saúde física e emocional foram feitas. O grupo foi acompanhado de 1996 a 2001.


“Nossos resultados mostram que o bem-estar e o otimismo durante a adolescência são significativamente associados com o relato de excelente saúde na idade adulta”, explica Emma Adam K., co-autora da pesquisa.


“Programas de intervenção para adolescentes são focados em diversos problemas. Mas se o bem-estar influencia a saúde a longo prazo, precisamos tentar desenvolver características positivas nos jovens”, diz Lindsay Till Hoyt, principal autora do estudo.