Problemas de visão podem encurtar a vida, aponta estudo
terça-feira outubro 13, 2009
Um estudo australiano publicado na edição de outubro da revista médica Archives of Ophthalmolology indica que problemas de visão que não têm solução possível podem reduzir a expectativa de vida. Avaliando mais de 3,6 mil pessoas com mais de 49 anos de idade, os pesquisadores notaram que aqueles com problemas de visão não-corrigíveis tinham 35% mais chances de morrer durante os 13 anos de acompanhamento. E os participantes com menos de 75 anos com essas dificuldades tinham duas vezes maior risco de morte.
De acordo com os pesquisadores, muitos estudos têm explorado essa relação, mas sem explicar os mecanismos responsáveis por isso. Eles acreditam que esse maior risco de morte entre aqueles com problemas de visão pode ser, em parte, explicado pela maior chance de quedas que essas pessoas enfrentam. Além disso, idosos e adultos de meia-idade com problemas visuais tenderiam a não consultar um médico regularmente ou a não tomar os medicamentos prescritos adequadamente.
Outros fatores apontados pelos especialistas como importantes nessa relação foi o maior isolamento social dessas pessoas – fazendo com que seja mais difícil ter ajuda numa emergência –, o menor nível de atividades físicas – aumentando os riscos de várias doenças – e o fato de que as causas da dificuldade de visão podem provocar também outras doenças fatais.