Especialistas estão próximos de uma vacina contra a AIDS


sexta-feira setembro 11, 2009

Pesquisadores norte-americanos descobriram uma forma de atingir as diferentes linhagens do vírus HIV. O estudo que virou um artigo publicado na revista Science, trata-se de um canal para afetar a doença por meio de anticorpos recém-encontrados, o que pode levar a uma potente vacina contra a AIDS.


Porém, um dos grandes problemas encontrados é a rápida mutação do vírus, impedindo assim, o reconhecimento da presença deste por parte do sistema imunológico. De acordo com Wayne Koff, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento na Iniciativa Internacional pela Vacina contra a AIDS, em Nova York, o importante é saber para onde apontar.


Segundo o tutor do Portal Educação Ronaldo da Costa de Jesus, após quinze anos de tentativas, cientistas criam anticorpos contra estrutura do HIV responsável pela infecção celular. “O grande mérito é que a estrutura alvo do anticorpo não sofre mutações, ao menos até agora”, diz Ronaldo.


Durante as pesquisas realizadas com 1.800 pessoas, foi descoberto que aproximadamente 10% destes indivíduos tinham o chamado “anticorpos amplamente neutralizantes”, ou seja, poderia reconhecer múltiplas linhagens do HIV. Com base neste material os cientistas puderam chegar a dois anticorpos extremamente potentes, sendo os dois de um doador africano.