Grávidas devem ter cuidado redobrado com a gripe suína
quarta-feira agosto 5, 2009
Desde que a nova gripe causada pelo vírus Influenza A (H1N1) surgiu, a recomendação é redobrar o cuidado com a saúde e procurar um posto médico ao sinal de qualquer sintoma, como febre, tosse e dor no corpo. Com as grávidas não é diferente. Aliás, elas fazem parte de um grupo especial de risco em relação ao novo vírus, que tem prioridade de atendimento, conforme determinou o Ministério da Saúde.
Por causa das mudanças que a mulher sofre no corpo durante a gravidez, ela fica com a imunidade baixa. Podendo, assim, desenvolver doenças mais facilmente que outras pessoas.
No final da gravidez, quando realmente as gestantes estão com a barriga muito grande, há uma dificuldade na ventilação, o pulmão não respira tão bem. Isso faz com que algumas infecções, especialmente as pneumonias, sejam de controle um pouco mais difícil na gestante.
Especialistas alertam para as mamães terem bastante atenção com os sintomas, mas devem levar a vida normalmente e curtir a gravidez. As grávidas que apresentarem sintomas vão ser medicadas conforme o protocolo de atendimento recomendado pelo governo para esses casos, que incluiu o tratamento com remédio.
Outra dica é lavar bem as mãos e evitar encostá-las nos olhos, nariz e na boca, além de evitar lugares com muita gente.