Artrite reumatoide pode ser aliviada com exercícios físicos


sexta-feira julho 3, 2009

A artrite reumatoide, uma doença inflamatória nas articulações, pode ser amenizada para os pacientes que realizam um programa supervisionado de exercícios. Um estudo do Instituto Português de Reumatologia descobriu que os treinos melhoram a capacidade física e a saúde psicológica, além de reduzir a necessidade do uso de medicamentos anti-inflamatórios e corticosteroides nesses pacientes.



 


Para a concretização da pesquisa, foi necessária a realização de um acompanhamento em oito pacientes sedentários. Os especialistas verificaram que em um programa de três meses que combinava exercícios aeróbicos e de força, conduzidos por 50 a 60 minutos, três vezes por semana, parecia ser seguro e benéfico tanto fisicamente, quanto em relação à qualidade de vida para pessoas com artrite.


 


“A associação dos exercícios físicos com a terapia medicamentosa aponta benefícios no tratamento de várias doenças e na artrite reumatoide não é diferente, a melhora do quadro clínico diminui as dores e a incapacidade física”, explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.


 


Após o tempo do teste, foi comprovada uma melhora no quadro clínico dos pacientes avaliados de 33% no índice de incapacidade, ou seja, a medida da capacidade de realizar atividades simples, como comer, vestir-se e tomar banho sozinho.


 


Os pacientes apresentaram uma melhora de 55% no teste de “assentar e levantar”, 12% na força da mão, 19% no teste de tempo de caminhada, 62% dos pacientes reduziram a necessidade de corticosteroides e 32% pararam de tomar anti-inflamatórios. Além disso, houve também uma redução do colesterol “ruim” e 40% de melhora na escala de depressão e ansiedade.