Risco de insuficiência cardíaca é proporcional ao índice de massa corporal


sexta-feira janeiro 2, 2009

Risco de insuficiência cardíaca é proporcional ao índice de massa corporal


O aumento de um ponto no índice de massa corporal ( IMC ), acarreta um aumento de 11% no risco de desenvolvimento de insuficiência cardíaca .

A insuficiência cardíaca ou insuficiência cardíaca congestiva , é uma condição grave , na qual a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear a cada minuto ( débito cardíaco) , é insuficiente para suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes de todo organismo.

Pesquisadores do Brigham and Womens Hospital ( Boston , Estados Unidos ) analisaram informações de 21.000 homens , acompanhados por um período de 20 anos. O risco de insuficiência cardíaca aumentou proporcionalmente à elevação do IMC. Segundo o Dr. Satish Kenchaiah, autor principal do estudo, mesmo nos pacientes com sobrepeso ( IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 ), houve um aumento desse risco.

Em pacientes obesos, o risco era significativamente maior ( cerca de 4 vezes mais ), no grupo dos ”obesos sedentários”, quando comparados ao grupo dos “obesos ativos.” Além do sedentarismo , a presença de diabete melito era outro fator que potencializava o risco.