Obesidade é a grande responsável pelo aumento dos casos de hipertensão arterial
terça-feira dezembro 16, 2008
As melhores estatísticas, sobre a hipertensão arterial, são oriundas dos levantamentos feitos nos Estados Unidos. Essa doença, por sua grande prevalência na população adulta, é reconhecida como o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e o derrame cerebral.
Um levantamento recente sobre a hipertensão arterial, durante dois períodos distintos (separados por 10 anos), descobriu que mais adultos nos Estados Unidos apresentam hipertensão arterial, do que em qualquer momento anterior. A prevalência da doença aumentou de 25%, durante o primeiro período da pesquisa (1988 a 1994) para 28,9%, no segundo período (1999 a 2004).
Um dos autores desse levantamento americano, o Dr. Paul D. Sorlie, declarou o seguinte: ” este achado é algo que não nos agrada, entretanto, há também boas notícias. O conhecimento, o tratamento e o controle da hipertensão arterial melhoraram, mais do que nunca , o que acreditamos ser uma boa coisa”.
O Dr. Sorlie ainda declarou que, o aumento do número de novos casos de obesidade , na população dos Estados Unidos, entre esses mesmos períodos, é a maior responsável pelo aumento do número de casos de hipertensão arterial , principalmente nos homens. No entanto, este fato, não parece ser tão verdadeiro para mulheres, por razões não compreendidas totalmente.
Sabendo da relação entre a obesidade e o surgimento da hipertensão arterial , podemos dizer que o controle e a prevenção da obesidade, será um alvo cada vez mais importante para a preveñção das doenças cardiovasculares .