Crianças com artérias de adultos
terça-feira novembro 18, 2008
Americanos criam conceito de idade vascular.
Crianças e adolescentes podem ter artérias iguais às pessoas com 40.
Crianças e adolescentes obesas ou com sobrepeso podem ter artérias iguais às de pessoas com mais de 40 anos. Esse é o conceito de idade vascular que foi apresentado no Congresso da Associação Americana do Coração que terminou ontem , em New Orleans, nos Estados Unidos.
A pesquisa foi realizada por um grupo de cientistas da Universidade de Missouri, medindo a espessura das artérias das crianças com técnicas de ultra-som. As crianças que tinham idades entre seis e 19 anos, eram obesas, estavam com sobrepeso ou apresentavam alterações no níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
A medida da espessura da porção mais interna da parede das artérias tem se mostrado como um fator preditor importante da doença cardiovascular. A artéria escolhida para a pesquisa foi a carótida, situada no pescoço, responsável pelo transporte de sangue para o cérebro.
De acordo com os pesquisadores, o aumento da espessura da camada interna da parede da artéria, que é chamada de íntima, significa depósito de gordura no interior da parede. Estudos científicos anteriores já apontavam para o fato de que as crianças obesas começam a desenvolver placas de gordura nas paredes das artérias desde a infância.
As crianças obesas avaliadas apresentavam uma espessura da íntima da artéria igual a de um pessoa de 50 anos, por isso a idéia de se criar um conceito de idade vascular das crianças.
Em um país onde 16% das crianças entre dois e 19 anos são obesas, a determinação do aumento do risco de problemas cardíacos futuros deve servir de alerta e mobilizar a sociedade para tentar reverter esse quadro.
A estratégia não de fácil implantação, porém é simples. Melhor alimentação para as crianças evitando a obesidade infantil e aumento da carga de exercícios o que poderá prevenir não só as doenças do coração como também o diabetes tipo 2 que aumenta entre os jovens do mundo todo.