Campanha de conscientização do câncer de intestino começa dia 19
segunda-feira março 17, 2008
No próximo dia 19 o Brasil e outros países da América Latina estarão participando de uma campanha de conscientização de câncer no intestino. O evento – que é promovido pelas ONGs ABRAPECI (Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino) e ABCâncer (Associação Brasileira do Câncer) e tem apoio do Laboratório Roche – será realizado das 6h30 às 16h em São Paulo (Parque do Ibirapuera), Brasília (Parque Sarah Kubitschek), Salvador (Jardim de Alá), Rio de Janeiro e Curitiba e contará com a participação de nutricionistas e oncologistas.
Esses profissionais ensinarão como prevenir a doença e darão
dicas de alimentação.
“Queremos popularizar a necessidade do diagnóstico precoce”, avisa Evanius Wiermann, oncologista do Centro de Oncologia do Paraná. “Para prevenir o câncer de intestino é necessário ter uma alimentação equilibrada, com frutas, verduras, legumes e fibras. Tudo o que permita o funcionamento intestinal de forma regular”, explica.
De acordo com Wiermann, também é preciso estar atento aos sintomas precoces da doença. “Quem apresenta diarréia e constipação crônicas, perda de peso, anemia e mudança no aspecto das fezes deve procurar o médico. Principalmente aquelas pessoas que têm histórico familiar e pólipos intestinais”, enfatiza.
O ideal, segundo Angelita Gama, professora titular de oncologia da USP, presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e presidente da ABRAPECI é, a partir dos 40 anos, fazer pesquisa de sangue oculto nas fezes. “Se o resultado der negativo, o exame só deverá ser refeito no próximo ano. Caso o resultado dê positivo, é aconselhável procurar um especialista”. Depois dos 50 anos, as pessoas devem fazer colonoscopia para uma melhor investigação, por prevenção.
“O câncer de intestino é o mais ‘camarada’. Aparece primeiro como um pólipo e leva, em media, dez anos para se desenvolver. Por isso a necessidade do diagnóstico precoce”, enfatiza Angelita.